terça-feira, 31 de março de 2015

AMOSTRA A CAUDA





Confesso que, para entender melhor, de forma sintetizada, o conceito de cauda longa, pesquisei sobre o mesmo no Wikipedia (é mentira). E aí? O que isso tem de anormal? Que eu usei um dos meios mais famosos de cauda longa do presente. Se trata de uma enciclopédia formada por profissionais e amadores, que, concomitantemente, contribuem para a construção da maior fonte de pesquisa cooperativa e editável do mundo moderno.

A cauda longa é muito comum de ser vista nos empreendimentos atuais. Um exemplo desse fenômeno pode ser visto com o iTunes, onde, grande quantidade de música é vendida de forma massiva e outra nem tanto, porém, essas, por sua vez, possuem consumidores, mínimos que seja, e essa venda nunca chega a zero.



No mundo pop…


Katy Perry: vendedora de hits



Taylor Swift: vendedora de álbuns


A carreira da primeira é baseada em grandes sucessos, como I Kissed a girl, Fireworks, Roar e Dark Horse, o que não significa uma grande vendagem do álbum onde a música está inserida (o que não significa que não há consumo das demais).

Na outra mão, a carreira de Taylor é construída a base do consumo de CD, essa, por sua vez, procura vender todo o projeto, não se preocupando com o sucesso dos seus singles; pode-se observar isso na vendagem não tão grandiosa das suas músicas de trabalho em relação ao álbum em que está inserido.

Embora haja a inevitável cauda longa e o interesse em se vender os “hits” (não apenas no sentido de música que faz sucesso, mas na massificação de consumo) ambos os casos possuem peculiaridades. Em Katy Perry vemos o foco exagerado nos hits, enquanto em Taylor é possível ver que esta deseja que seu álbum inteiro faça parte do lado “esquerdo” da cauda longa; porém, como já dito, frisando, repetindo, batendo na mesma tecla again, A CAUDA LONGA É INEVITÁVEL.

Atualmente, com a facilidade de acesso a produtos e a facilidade de consumo, principalmente no contexto musical, a cauda longa é responsável por mostrar ao consumidor (cada vez mais sedento por consumo) uma infinidade de opções, informações, conteúdos, novidades que ele não tem acesso no que diz respeito ao que é consumido “massivamente”.

Em suma, o fenômeno da cauda longa é inevitável e relaciona popularidade com consumo, onde, produtos mais “genéricos” são consumidos de forma maior e os mais específicos em menor quantidade, nunca chegando a zero e sempre, quando somados, gerando uma quantidade equivalente aos “hits”.



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